segunda-feira, 9 de abril de 2012

Maquiagem adesiva: será que essa moda cola?

Atire o primeiro pincel quem nunca tentou fazer aquele olhão esfumado lindo e acabou desistindo por pura falta de habilidade. Ou, quem sabe, pediu para a manicure inventar uma gracinha com o esmalte e se arrependeu amargamente. Pensando em unir dois valores importantíssimos para o universo da beleza – praticidade e criatividade –, empresas estrangeiras criaram as maquiagens adesivas. “Por ser um desenho pronto, o resultado tende a não ficar muito discreto, mas os produtos são boas opções para quem busca um make diferente e ousado e não tem jeito com os pincéis”, afirma o maquiador Rosman Braz, do salão Marcos Proença, em São Paulo. Ele ensina como usar a novidade que, pode acreditar, vai revolucionar o seu nécessaire.

Que história é essa?

As primeiras criações foram as sombras adesivas, e já não são propriamente uma novidade. A marca americana ColorOn é referência no assunto e tem a patente desde 1992. É das poucas no mundo a produzir sombras desse tipo (ainda não estão à venda no Brasil). A maquiadora Irina Iosilevich, inventora do produto, procurava um jeito de reproduzir o trabalho de um makeup artist, só que sem esforço. O resultado é um adesivo que transfere a sombra para as pálpebras. Para aplicar, você posiciona o produto sobre os olhos e fricciona com o dedo, fixando a cor como se fosse um carimbo. Na hora de tirar, um demaquilante à base de óleo, específico para a região, funciona. Por ter composição semelhante à das sombras tradicionais, a durabilidade é parecida. “Caso o desenho escolhido seja um esfumado ou uma combinação de cores, ainda dá para alterar o resultado com um pincel”, completa Rosman.

Traço certo

O delineador, que requer habilidade de mestre na hora de usar, também ganhou versão que cola e opções de formato e acabamento. O Velvet Eyes, da Dior, ainda vem com textura aveludada ou recoberto com microcristais Swarovski (como o produto era uma edição limitada, já havia se esgotado no Brasil quando do fechamento desta edição, mas ainda pode ser comprado via internet). Independentemente da marca, o modo de aplicar é o mesmo: descole o desenho da cartela e grude nas pálpebras (alguns precisam de cola; outros, não). Melhor que alguém faça isso para você. “Assim como os cílios postiços, eles ficam mais bem colocados se você não depender apenas do espelho”, afirma o maquiador. Retire puxando a pontinha. Se não esfregar demais a área, ele dura um dia inteiro e pode ser reutilizado.

Misturinha decalque

Os esmaltes adesivos já viraram febre por aqui. Baratinhos, prometem durar até dez dias e têm desenhos dificílimos de copiar à mão, como estampa de oncinha, renda, floral etc. A cartela vem com adesivos de vários tamanhos. Basta ajustá-los nos dedos (se precisar, use um palito) e acertar o comprimento com uma lixa própria, que costuma vir no kit. Uma camada de base por cima dá mais brilho e aumenta a durabilidade. Retire-o puxando a lateral, caso ele não descole sozinho, e limpe os resíduos com removedor de esmalte.

Bocão poderoso

Se você prefere um olho mais simples e uma boca que rouba toda a atenção, também pode participar da brincadeira. As diversas estampas dos batons adesivos assemelham-se a tatuagens temporárias, já que a cor é transferida para os lábios com água (o primeiro a ser criado foi o Violent Lips, que ainda não está à venda no Brasil). As “tatuagens” vêm em tamanho único e, portanto, precisam ser recortadas para ajustarse aos lábios superior e inferior. O passo a passo é fácil: depois de acertar o tamanho, segure o adesivo contra os lábios e passe um algodão molhado por cima, até o estêncil se soltar. Fixe o produto ainda mais deslizando o algodão por cima da estampa já colada na boca. Espere dez minutos antes de comer e procure tomar bebidas de canudinho. Assim, a tatuagembatom dura de quatro a oito horas. “Para retirar, use demaquilante à base de óleo”, orienta o maquiador.